Ao posar para sua 1ª foto, o Sr. Rokusaburo Sugiura se apaixonou pela fotografia
Primórdios da Konica
O Sr. Rokusaburo Sugiura, mais tarde renomeado como Rokuemon Sugiura VI, teve sua fotografia tirada em um estúdio fotográfico quando tinha 25 anos. Essa experiência o impressionou muito, levando-o a começar um comércio de materiais fotográficos. Mais tarde, ele deixou o negócio de sua família e abriu sua própria loja, Konishi Honten, em Nihonbashi, Tóquio, para negociar materiais fotográficos e medicamentos. Era o início da Konica Corporation.
Os equipamentos ópticos despertaram o espírito empreendedor do Sr. Kazuo Tashim
Fundação da Nichi-Doku Shashinki Shoten (Minolta)
Em 11 de novembro de 1928, a empresa que mais tarde seria conhecida como Minolta abriu sua primeira fábrica na atual cidade de Nishinomiya, na província de Hyogo. O fundador, Sr. Kazuo Tashima, descobriu as grandes possibilidades dos equipamentos ópticos durante uma visita à Europa, o que o fez decidir abrir uma empresa ao retornar ao Japão. Naquela época não havia sistema de subcontratação e cada pequeno componente era produzido internamente sob a orientação de engenheiros convidados da Alemanha.
Filme pioneiro da longa tradição japonesa na área fotográfica
1º filme colorido japonês
O primeiro filme colorido de fabricação japonesa, Sakura Natural Color Film, é anunciado e lançado no ano seguinte.
A conquista do mercado norte-americano de fotografia começou pelo leste do país
A primeira subsidiária americana é estabelecida na Filadélfia, EUA
Em 1952, a Konica Camera Company, uma distribuidora americana da Konica (chamada na época Konishiroku Photo Industry Co., Ltd.) foi aberta na Filadélfia, EUA, para facilitar a distribuição de produtos.
A astronomia era outra área de interesse do Sr. Kazuo Tashima, que criou um planetário público
Inauguração do Planetário
Como o fundador da Minolta, o Sr. Kazuo Tashima tinha um grande interesse em estrelas e continuou os esforços para desenvolver um planetário em cooperação com Masasuke Nobuoka, um inventor amador. Em 1958 foi concluída a primeira unidade do planetário, aberto ao público em uma exposição científica realizada no Hanshin Park (um parque de diversões na província de Hyogo).
A primeira copiadora Minolta deu início a um mercado promissor
É concluída a 1ª copiadora da empresa, Minolta Copymaster (copiadora diazo de processo úmido)
A Minolta iniciou o desenvolvimento de equipamentos ópticos e completou o projeto da primeira copiadora: Minolta Copymaster. Era uma copiadora diazo de processo úmido e, após a introdução deste produto, a empresa continuou os esforços de desenvolvimento para atender às necessidades dos clientes que estavam crescendo rapidamente devido ao avanço da sociedade da informação.
Câmera da Minolta que fez o primeiro registro espacial da NASA
A câmera Minolta Hi-Matic na NASA!
Durante a década de 1950, a Minolta foi uma das primeiras na indústria japonesa a participar de feiras de câmeras nos EUA e a tomar medidas positivas para expandir os negócios em mercados estrangeiros. Em 1962, a NASA selecionou a câmera Minolta Hi-Matic para gravar o voo espacial entre vários candidatos em todo o mundo. A câmera Hi-Matic completou com sucesso seu papel no espaço. Esta grande conquista tornou o nome da Minolta instantaneamente famoso em todo o mundo.
A Alemanha é o primeiro país europeu a ter uma subsidiária da Konica
A primeira subsidiária europeia é anunciada em Hamburgo, Alemanha
Em dezembro de 1962, a Konica estabeleceu o Camera Europe Centre em Hamburgo, Alemanha, para reforçar seus sistemas de distribuição e serviço pós-venda no mercado europeu. No ano seguinte, a Konica fez sua estreia na 8ª feira Photokina, realizada em Colônia, e passou a aumentar constantemente suas exportações para a Europa.
O grande e exclusivo diferencial da EP240Z era fazer cópias ampliadas ou reduzidas
Lançamento da primeira copiadora do mundo com função de ampliação/redução de zoom contínuo, EP450Z
A EP450Z, desenvolvida pela Minolta, apresentava uma função de zoom contínuo que permitia aos usuários escolher qualquer taxa de ampliação/redução entre 0,64 e 1,42.
Para conquistar novos mercados, a mudança de nome foi essencial
Novo nome
A Konishiroku Photo Industry Co., Ltd. passa a se chamar Konica Corporation e todos os produtos da empresa são oferecidos sob a marca "Konica".
O desembarque da Minolta em terras brasileiras aconteceu em Manaus
Bem-vindos ao Brasil
Os diretores Kenichi Umeda, Shinji Chiga e Atsuo Takemoto chegam a Manaus para iniciar a implantação da Minolta na capital amazonense.
Para iniciar as operações no Brasil, é lançada a copiadora EP410Z
Início de uma trajetória
A Minolta começa oficialmente suas operações no Brasil. O primeiro equipamento fabricado é a EP 410Z.
É inaugurado um escritório da empresa na maior cidade do país
São Paulo
Em 2 de julho é inaugurado o escritório de São Paulo na Av. São Gabriel, 301, Itaim Bibi.
Konica e Minolta formam parceria tecnológica para produzirem toner polimerizado
Parceria tecnológica
A Konica Corporation e a Minolta Co., Ltd. anunciaram uma parceria comercial na área de tecnologias de negócios em abril de 2000 e, como parte dessa parceria, a Konica Minolta Supplies Manufacturing Co., Ltd. começou a operar em dezembro de 2000 para produção de toner polimerizado, que estava atraindo a atenção como solução de última geração. O toner polimerizado é um toner de alto desempenho produzido pela combinação de resinas usadas para fabricar plásticos com partículas de pigmento colorido por meio de uma reação química.
Oficialmente, Konica e Minolta tornam-se uma só empresa
Nasce a Konica Minolta
A Konica Corporation e a Minolta Co., Ltd. que há muito tempo cultivavam uma relação de confiança mútua, principalmente por meio de parcerias na área de tecnologias de negócios, tornaram-se uma única empresa por meio da integração administrativa em agosto de 2003 com o objetivo de aumentar a competitividade e maximizar os valores corporativos. A nova sociedade recomeçou em outubro de 2003, sob um novo sistema societário composto por holding, sociedades empresariais e sociedades de funções comuns, na sequência da reorganização e integração das unidades de negócio do grupo.
O nome da nova empresa é adotado em todo o mundo
Novo nome, também no Brasil
No Brasil, a Minolta Copiadora do Amazonas Ltda. muda sua razão social para Konica Minolta Business Solutions do Brasil Ltda.
Os equipamentos de escritório foram rebatizados para bizhub, que significa a junção de business + hub
Nova marca para equipamentos de escritório "bizhub" é anunciada
Como símbolo da "nova Konica Minolta", a empresa adotou um novo nome de marca para MFPs (periféricos multifuncionais), "bizhub", um termo recém-criado que combina "biz (business)" com "hub".
Os toners polimerizados Simitri começam a ser produzidos
Toner Simitri
Início da produção do toner polimerizado Simitri, com mais de 600 patentes no mundo.
Inaugurado em Tóquio, o 1º DIS, espaço para solucionar dificuldades dos clientes
Digital Imaging Square
A Konica Minolta inaugura o Digital Imaging Square em Tóquio, onde os profissionais da empresa trabalham com os clientes para resolver os seus problemas e, juntos, criarem valores agregados para seus negócios.
A reestruturação organizacional resultou em nova denominação corporativa: Konica Minolta, Inc.
O sistema de gestão do grupo é reestruturado e o nome da empresa alterado para Konica Minolta, Inc.
Embora a Konica Minolta tenha mantido um sistema de holding desde a sua criação em 2003, sete empresas do grupo foram fundidas em abril de 2013 como parte de uma reorganização do sistema de gestão. Sob esta nova estrutura, o nome comercial da empresa foi alterado para Konica Minolta, Inc. de Konica Minolta Holdings, o que indicava um status puro de holding.
O primeiro DIS no Brasil é inaugurado em São Paulo
DIS São Paulo
São Paulo passa a constar entre as cidades do mundo a possuir um Digital Imaging Square (DIS), localizado na nova sede administrativa da Alameda Santos.
O potencial da região Sul do país resultou na abertura de uma unidade em Porto Alegre
Porto Alegre
Inauguração oficial da subsidiária de Porto Alegre (RS). No mesmo ano, dois eventos importantes marcam o destaque da Konica Minolta no cenário nacional: o lançamento da bizhub PRESS C1100 para alta produtividade de impressão digital colorida, e a realização do OneKM, evento que reuniu revendas e colaboradores da Konica Minolta do Brasil e do Japão.
A filial brasileira tem a melhor performance em vendas na Konica Minolta mundial
Reconhecimento
A Konica Minolta Business Solutions do Brasil é premiada pela matriz como Melhor Subsidiária do Mundo pela performance de vendas do ano fiscal de 2015.
Ano que a Konica Minolta atinge a liderança do mercado brasileiro, com 36% de participação no mercado
Liderança
Brazil Production HCP Tracker 2016 Q4, divulgado em 2017, a Konica Minolta Business Solutions do Brasil aparece como líder de mercado no ano de 2016, com 36% de participação no total de unidades comercializadas no período. Neste mesmo ano, as famílias AccurioPress e AccurioPrint começam a ser comercializadas no país.
A Konica Minolta se expande para o Recife e Florianópolis, respectivamente Nordeste e Sul do país
Expansão
A Konica Minolta anuncia representante comercial em Recife (PE) e inaugura nova filial em Florianópolis (SC).
Após três décadas, a Konica Minolta Solutions do Brasil consolida sua posição no mercado brasileiro
30 anos de Brasil
Com comemoração em Manaus, onde nossa história no Brasil começou, a Konica Minolta Business Solutions do Brasil celebra 30 anos de atuação no país.
O DIS em São Paulo é reinaugurado com nova estrutura e em novo endereço para trazer mais soluções aos clientes
Novo DIS
Para atender seus clientes com ainda mais qualidade, a Konica Minolta inaugura a nova estrutura de seu DIS em São Paulo, localizada no bairro do Ipiranga. Ela conta com amplo showroom com equipamentos para demonstrações, amostras de produtos e salas de treinamento.
Empossado o primeiro presidente brasileiro da Konica Minolta Business Solutions do Brasil
Ronaldo Arakaki: 1º Presidente brasileiro
De modo inédito nos 35 anos de presença da Konica Minolta no Brasil, Ronaldo Arakaki é anunciado como o primeiro Presidente & CEO brasileiro da companhia.