Konica Minolta completa 150 anos de história
por controle
9 de fevereiro de 2023
Empresa também celebra 35 anos de atuação direta no Brasil, onde iniciou suas operações em Manaus (AM) e expandiu sua estrutura para todo o país
São Paulo – Em 2023, a Konica Minolta celebra 150 anos de história. Em um século e meio, a empresa, sediada em Tóquio, construiu uma sólida reputação no segmento fotográfico e de filmes, evoluindo para o desenvolvimento de outras tecnologias na área óptica e de imagem, incluindo copiadoras e sistemas de impressão de alta qualidade. Ao longo dessa trajetória, a Konica Minolta manteve seu espírito disruptivo, sempre em busca da inovação e, também, unindo presente, passado e futuro, focando em ações sustentáveis e que permitam a construção de uma sociedade melhor para as pessoas.
Ainda neste ano, a Konica Minolta comemora 35 anos de atuação direta no Brasil, onde, a partir de Manaus (AM), construiu uma ampla estrutura comercial e técnica. Atualmente, a empresa possui escritório principal em São Paulo, matriz em Manaus (AM), filiais em Porto Alegre (RS) e Florianópolis (SC), estrutura técnico-comercial para atendimento direto em Recife (PE).
“É um século e meio de crescimento com soluções pioneiras na área de imagem, óptica, materiais e impressão. Ao longo dos anos, para todos esses segmentos, a Konica Minolta sempre foi um nome de vanguarda, e o mesmo vale para nossa atuação direta no Brasil, país em que temos muito orgulho de estar e no qual criamos fortes parcerias em 35 anos de trajetória”, salienta Ronaldo Arakaki, Presidente & CEO da Konica Minolta Business Solutions do Brasil.
“Até hoje, nos eventos, os clientes nos perguntam sobre as soluções de fotografia da Konica Minolta. É um legado construído mundialmente com tecnologias de ponta em imagem e atendimento diferenciado, valores que incorporamos em toda a companhia ao longo desses anos”, diz Arakaki.
Manter-se como referência no segmento de Digital Production Printing é apenas um dos desafios que o Presidente vislumbra neste ano de comemorações. “Temos muito trabalho pela frente”, ressalta. “Em todo mundo, e no Brasil, a Konica Minolta consagrou-se não apenas pela tecnologia, mas pelo suporte pós-venda e serviços técnicos. É um legado que está em nosso DNA. Neste ano, queremos estar mais próximos do que nunca de nossos parceiros, ajudando-os em suas necessidades e mostrando como nossas soluções podem auxiliar suas empresas a extraírem o máximo proveito da impressão digital, aumentar sua lucratividade e desenvolver novas áreas de negócios, encantando seus clientes.”
Trajetória
Criada pela joint venture da Konica (fundada pelo Sr. Rokusaburo Sugiura em 1873) com a Minolta (fundada pelo Sr. Kazuo Tashima em 1928), a Konica Minolta iniciou suas operações no Brasil em 1988 na cidade de Manaus (AM), inicialmente, dedicando-se à fabricação de copiadoras.
No mesmo ano, a empresa abriu um escritório em São Paulo. Em 2003, após a oficialização internacional da fusão entre a Konica e a Minolta, a marca Konica Minolta passou a atuar fortemente no Brasil, ampliando, ano a ano, sua participação no mercado de impressão digital colorida, monocromática e de impressão corporativa através de sua linha de multifuncionais.
Ao longo dos anos, também construiu uma sólida estrutura de revendas autorizadas de norte a sul do país, totalizando, hoje, cerca de 60 parceiros para atender todo o território nacional em níveis comercial e técnico.
Tal projeção e sucesso rendeu frutos. Em 2016, Konica Minolta Business Solutions do Brasil foi premiada pela matriz japonesa como melhor subsidiária do mundo pela performance de vendas do ano fiscal de 2015. No ano seguinte, 2017, a Konica Minolta foi reconhecida como líder de Mercado em Production no Brasil em valor com base nos dados do IDC Brazil Production Printing 2016.
O Brasil é, ainda, o único país da América do Sul a possuir um Digital Imaging Square (DIS), um showroom no qual os clientes podem encontrar todo o portfólio de equipamentos da Konica Minolta, realizar demonstrações de aplicações e conferir, em tempo real, a qualidade e confiabilidade dos equipamentos.
“Temos muitos projetos para o Brasil em longo prazo. Trata-se de um mercado muito grande, com vasto potencial e onde temos excelentes clientes. Nestes 35 anos, queria agradecer todo apoio e carinho por parte de nossos clientes, o empenho de nossos colaboradores e parceiros. Muito obrigado por fazerem parte dessa história. Queremos vocês ao nosso lado muitos anos mais!”, celebra Arakaki.