
Comunicação customizada: mais do que uma necessidade, uma realidade que veio para ficar
por controle
30 de julho de 2025
O mundo da comunicação assistiu ao surgimento e desaparecimento de muitas “modas”. Com o advento da internet e das plataformas digitais – sobretudo as mídias sociais –, essa efemeridade tornou-se ainda mais palpável. Todavia, entre todos os modismos possíveis, uma tendência chegou para ficar e, hoje, pauta as estratégias de comunicação e marketing de empresas de todos os tamanhos: a personalização.
Fenômeno ligado à ascensão dos Millennials ao poder de consumo e intensificado com o comportamento da Geração Z, a necessidade de marcas criarem campanhas nichadas para públicos-alvo específicos não é mais um luxo: é uma estratégia fundamental para marcas que querem estar no imaginário do consumidor ou cair no esquecimento.
Engajado em causas ambientais, étnicas e sociais, o novo consumidor quer se enxergar nos produtos e valores das marcas. Isso tem levado empresas de variados portes a correrem atrás de inovação e diferenciação para fidelizar esse perfil tão exigente.
Se você ainda está preso ao conceito de comunicação de massa, com campanhas genéricas e malas-diretas padronizadas, está perdendo – ou já perdeu – o bonde.
O papel da impressão digital na personalização em massa
Essa personalização, também chamada de marketing dirigido ou comunicação one to one, tem total espaço na comunicação impressa – especialmente viabilizada pelos equipamentos de impressão digital. Essas tecnologias permitem a produção de peças exclusivas, com variação de texto, imagem e formato, algo impraticável no universo offset.
E ao contrário do que muitos pensam, a customização já ultrapassou o universo promocional ou transpromocional – onde surgiu. Hoje, vemos a personalização aplicada em livros, revistas, agendas, rótulos e materiais editoriais, todos com foco em captar a atenção do consumidor e gerar engajamento real.
Os desafios da impressão personalizada
Se tudo fosse simples, talvez não fosse necessário falar tanto sobre o assunto. A verdade é que, apesar de ser uma realidade crescente, a personalização impressa envolve processos complexos.
Inserida no contexto da Indústria 4.0, ela exige coleta e uso inteligente de dados para a criação de peças relevantes. Isso inclui sistemas de CRM robustos, automação de marketing, e um alto grau de inteligência de dados para extrair informações dos públicos-alvo.
Uma boa arte com o nome do cliente ou sua cor favorita não é suficiente. As campanhas precisam chegar no momento certo, ao perfil certo, com a mensagem certa.
Estrutura, ROI e os limites operacionais
Para adotar a personalização, as gráficas precisam estar estruturalmente preparadas. Isso envolve entender o modelo de negócios, calcular o ROI com precisão, e trabalhar próximo ao cliente, compreendendo em profundidade os objetivos do projeto.
Aqui, não se fala mais em volume, mas sim em valor agregado por unidade impressa. Isso exige parceria, planejamento e alinhamento estratégico.
Outro ponto crítico: o ciclo de vida útil das impressoras digitais. Diferentemente das máquinas offset ou flexográficas, as impressoras digitais têm um ciclo mais curto, sendo rapidamente superadas por novas versões. Por isso, é crucial escolher tecnologias escaláveis, com suporte, atualização e retorno garantidos.
A automação como aliada na impressão customizada
Ao considerar a impressão personalizada como um produto final (não uma etapa do processo), qualquer erro representa prejuízo. O modelo digital não tolera desperdícios como no offset.
Para aumentar margens, é essencial investir em automação de processos, como:
- Acerto automático de impressão;
- Calibração de cores;
- Controle de qualidade digital;
- Redução de intervenções manuais.
Essas ações contribuem para uma operação mais eficiente e rentável.
O futuro da comunicação impressa é personalizado
A comunicação personalizada ainda tem um vasto universo a ser explorado. Tecnologias como a Inteligência Artificial e novas formas de criação de conteúdo devem transformar esse cenário nos próximos anos.
A pergunta agora não é mais “quando”, mas sim “como” explorar a personalização nos impressos oferecidos por sua empresa.
Mais do que nunca, é necessário contar com parceiros experientes, que saibam ouvir, orientar e entregar resultados reais nesse mercado em constante evolução.
A personalização já é uma realidade rentável para muitas empresas. Se a sua gráfica ainda não está entre elas, talvez seja hora de rever parcerias, ajustar a rota e mudar os padrões.