Aquarela Rótulos impulsiona crescimento da tecnologia digital com AccurioLabel 230
por controle
11 de agosto de 2023
Com o equipamento, faturamento da empresa triplicou em um ano e meio e mercados atendidos se diversificou
Tradição e modernidade. Confiança e inovação. Tudo, sempre caminhando lado a lado. Essa é uma perfeita metáfora para a história da Etiquetas e Colantes NN, fundada a quase 40 anos em Ribeirão Preto (SP) e a Aquarela Rótulos.
A NN passou rapidamente a acumular grande sucesso no ramo farmacêutico, sobretudo, laboratórios e clínicas do estado de São Paulo e Minas Gerais utilizando a tecnologia flexográfica. Atualmente, o setor é responsável por cerca de 70% do faturamento da empresa, demandando sempre investimento em estrutura, processos e qualidade para atender as exigências dos auditores.
Porém, assim como aconteceu em vários mercados, a NN passou a enfrentar problemas com a diminuição das tiragens de alguns produtos.
“Foi quando pensamos na possibilidade de investir em impressão digital, porque identificamos essa viabilidade”, explica Norieide Biagiotti Saint Martin, diretora administrativa da Etiquetas e Colantes NN.
Era o início, em 2019, da Aquarela Rótulos, empresa-irmã da NN totalmente focada em impressão digital. Mas os desafios não parariam por aí.
“Eu comecei a trabalhar na NN como consultor com foco em otimizar processos e reduzir custos. Porém, enxerguei de imediato um enorme potencial na Aquarela, sobretudo, devido à tecnologia digital. Mas o equipamento que tínhamos na época não nos permitia chegar aonde queríamos, e, então, foi momento de pensar em investir”, destaca Victor Biagiotti Saint Martin, hoje, gerente industrial da empresa.
Começou, assim, o processo de pesquisa e prospecção de qual solução seria a ideal. “O Luciano Cazemiro, da Konica Minolta, nos visitava desde 2018. Em 2021, quando decidimos investir, fizemos uma reunião online com ele e, em seguida, foram várias visitas a feiras e a clientes que usavam a tecnologia de impressão de rótulos até que optamos pela AccurioLabel 230”, explica Victor.
Segundo o gerente, o atendimento prestado pelo Luciano, somada à qualidade, flexibilidade e economia proporcionada pela AccurioLabel 230 foram fundamentais. “Só tenho que elogiar o suporte pós-venda da Konica Minolta. Nosso contrato permite que tenhamos uma visão muito clara de nosso custo mensal. Atualmente, nosso vendedor consegue, com poucas informações, fazer rapidamente um orçamento.”
A AccurioLabel 230 também foi fundamental para que a Aquarela conseguisse diversificar seus mercados – com importante destaque ao segmento cosmético.
“Conseguimos atender volumes maiores com impressão digital, com mais agilidade e prazo de entrega. Isso, sem falar da qualidade”, diz Victor. “Em um ano e maio, triplicamos nosso faturamento, e estamos nos preparando para dar novos saltos, ampliando ainda mais a participação da impressão digital em nossos processos.”